| 13/06/2008 14h53min
Derrotada por 3 a 0 pela Holanda na estréia, a Itália segurou o empate em 1 a 1 com a Romênia nesta sexta-feira em Zurique, na Suíça, e segue viva na Euro 2008. Mutu abriu o placar para a Romênia, de pênalti, mas Panucci empatou para os atuais campeões mundiais, que escaparam da derrota graças ao goleiro Buffon.
Com o resultado, a Itália somou seu primeiro ponto no Grupo C. Já a Romênia, que na primeira rodada empatou sem gols com a França, chegou a dois. As duas seleções ficaram em situação complicada, no entanto só a Itália vai depender de uma combinação de resultados na próxima rodada para seguir na competição. A Itália pega a França, e a Romênia a Holanda.
Itália esteve bem próxima de dar adeus à competição, a exemplo do que aconteceu na edição de 2004 do torneio continental, em Portugal. Além de ter permitido que os romenos abrissem o placar no segundo tempo, os comandados de Roberto Donadoni ainda sofreram um pênalti a pouco mais de 10 minutos do fim do jogo. Buffon defendeu e evitou a vergonhosa eliminação.
Precisando do resultado, a Itália começou o jogo partindo para cima. Nos primeiros quatro minutos, a Azzurra criou pelo menos quatro boas chances – na melhor delas, aos oito minutos, o veterano Alessandro del Piero recebeu lançamento de Mauro Camoranesi na entrada da área, trocou passes com Perrotta e colocou perto da trave do goleiro romeno Bogdan Lobont.
No entanto, os romenos decidiram sair de trás e começaram a se arriscar no campo de ataque, principalmente com chutes de longe. Aos 15 minutos, Adrian Mutu bateu da entrada da área e parou em Gianlugi Buffon. Dois minutos depois, Gabriel Tamas cobrou falta e obrigou o goleiro da Itália a fazer boa defesa no canto. Depois, aos 19, Cristian Chivu bateu falta na trave.
Os comandados de Victor Piturca conseguiram mais duas oportunidades, em cruzamento de Petre aos 22 e chute de Rat aos 28. A Itália, porém, retomou o controle da partida com outras duas boas chances. Primeiro, em bola que Luca Toni arrumou para Perrotta e Paul Codrea interceptou. Depois, em gol do próprio Toni nos acréscimos, que a arbitragem anula alegando impedimento.
O segundo tempo, porém, começou movimentado. Aos nove minutos, a Romênia abriu o placar com Mutu, que bateu para marcar após receber “passe” de Zambrotta, que tentou cortar o cruzamento e cabeceou para trás. Porém, dois minutos depois, os italianos empataram após escanteio pela esquerda. Chiellini escorou no segundo pau de cabeça e preparou para Panucci marcar.
A reação rápida assustou a seleção da Romênia, que só voltou a assustar aos 23 minutos, em chute de Niculae que sobrou para Nicolita – a zaga, porém, travou. Na resposta, a Itália voltou a sufocar com Luca Toni, que arrumou para a conclusão de De Rossi aos 29. A Romênia ainda teve um pênalti aos 35, mas Buffon defendeu o chute de Mutu e evitou o desastre para os italianos.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.