| 13/05/2008 11h27min
O pivô Tiago Splitter, de 23 anos, prepara-se para o grande momento da carreira: no próximo mês, ele se despede do basquete espanhol nos playoffs da ACB, a liga local, e aí finalmente estará livre para se transferir para os EUA, onde tem contrato por três temporadas com o San Antonio Spurs, atual campeão da NBA.
A alguns dias do início dos playoffs da liga, o jogador blumenauense já se programa para procurar casa em San Antonio. Só não sabe se vai ter tempo de ir aos Estados Unidos antes de se apresentar à Seleção, dia 8 de junho, no Rio, para começar a preparação para o Pré-Olímpico da Grécia, última chance da equipe de Tiago e Cia de encerrar o incômodo jejum brasileiro de 12 anos sem disputar as Olimpíadas.
A data da final da liga espanhola e do primeiro treino do Brasil coincidem.
— Vou ter de esperar para ver o que vai acontecer na ACB. Se não der para ir logo aos Estados Unidos, vou só depois do compromisso com a Seleção — disse
Tiago.
A expectativa do pivô
blumenauense no último torneio espanhol é conquistar o inédito título para a Tau Cerâmica. Ele está em na oitava temporada no país, onde é ídolo na cidade de Vitória (no País Basco). Tiago, a 28ª escolha do draft da NBA no ano passado, teve de ter paciência e esperar um ano para se desligar do Tau Ceramica. Ele lembra que o contrato com o time espanhol só acaba com o pagamento de uma multa rescisória. Até então o valor era alto demais, mas, desta vez, Splitter garante: não há chance de mudar de idéia:
— Jogar na NBA é o que mais quero, é o sonho de toda uma vida.
Pivô já é observado pelo futuro time
Enquanto disputava o Final Four da Euroliga (o Tau Cerâmica ficou na quarta posição), Splitter revelou que foi observado em Madri por dois integrantes da comissão técnica do San Antonio.
— Minha última conversa com o Greg Poppovich (técnico dos Spurs) foi em julho do ano passado. Mas os caras de lá me
disseram que o técnico está ansioso — revelou.
E os
observadores devem ter gostado do que viram: no torneio (o equivalente à final da Liga dos Campeões no futebol), Splitter foi eleito para a seleção da competição.
Acostumado com o estilo do basquete europeu, Splitter não vê problemas na adaptação ao basquete americano:
— Tive sorte, porque o San Antonio tem um estilo bem parecido com o da Europa. O time tem muitos estrangeiros e um jogo bem coletivo.
Mesmo de longe e envolvido em tantos projetos, Tiago também acompanha a luta da irmã, Michelle, 18 anos, que após ser convocada para a Seleção feminina voltou a enfrentar a leucemia.
— Nossa família é bem guerreira. Ela vai passar por cima disso, porque tem muita vontade de jogar e de viver — disse.
Seleção
Mas, antes da estréia na NBA, o pivô blumenauense acredita ter um desafio ainda maior.
— Fui um dos jogadores que mais insistiram pela
contratação de um técnico estrangeiro para a Seleção. E por isso me sinto responsável pelos atletas
brasileiros nesse momento — disse.
A escolha do técnico espanhol Moncho Monsalve para o comando da equipe no Pré-Olímpico da Grécia, em julho, que distribuirá três vagas para os Jogos de Pequim, agradou ao pivô. Quando esteve em Madri para a disputa da fase final da Euroliga, Splitter conversou pessoalmente com Moncho.
— Ele está com muita vontade de vencer com o Brasil. É uma pessoa bem positiva — resumiu.
Enquanto isso, na NBA...
Futuro time de Splitter, o San Antonio Spurs está sofrendo além da conta na busca pelo bicampeonato da NBA. Domingo à noite, o time do francês Tony Parker venceu por 100 a 80 o New Orleans Hornets pelas semifinais da Conferência Oeste, em partida disputada na futura casa de Splitter, o AT&T Center. Agora, a série melhor de sete jogos está empatada em 2 a 2. O próximo jogo é nesta terça-feira, em New Orleans.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.