| 12/05/2008 08h35min
Um terremoto de 7,8 graus da escala Richter nesta segunda-feira deixou pelo menos 107 mortos e cerca de 900 estudantes sob escombros de uma escola no sudoeste da China. A informação é da agência de notícias estatal Xinhua.
O terremoto ocorreu a 92 quilômetros a noroeste de Chengdu, capital da província de Sichhuan, às 14h28min (3h28min em Brasília), segundo o U.S. Geological Survey. Segundo a instituição, o epicentro do tremor foi localizado a 10 quilômetros de profundidade.
A região onde o terremoto aconteceu fica no lado leste do platô tibetano, onde há montanhas altas e a densidade populacional é pequena. Em Pequim, distante cerca de 1,5 mil quilômetros, prédios sacudiram por mais de dois minutos. Milhares de pessoas receberam ordens para deixar os prédios da capital, mas não há informações sobre danos materiais ou feridos. O tremor também foi sentido na capital de Taiwan, Taipé, e também em Hanói, no Vietnã.
Pelo
menos duas escolas primárias da localidade de Wenhua, no
distrito de Liangping, desabaram por causa do terremoto, um dos piores registrados no país asiático em 30 anos.
Em 1933, um terremoto de 7,5 graus registrado nessa mesma zona deixou nove mil mortos.
O terremoto de hoje foi sentido em grande parte da Ásia Oriental e, por exemplo, em Pequim, muitas pessoas saíram de casa por medo do terremoto.
Os especialistas desmentiram rumores que se estenderam pela capital, que receberá os Jogos Olímpicos em agosto, de que pode haver um forte terremoto esta noite, uma réplica do tremor de Sichuan.
Responsáveis da construção do Estádio Olímpico citados pela imprensa oficial afirmaram que a estrutura não foi afetada pelo terremoto, já que foi projetada para suportar terremotos de até 8 graus.
Um instituto de ensino médio desabou na cidade de Dujiangyan, deixando sob os escombros 900 estudantes
Foto:
Chen Xie, AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.