Notícias

 | 20/03/2008 16h32min

Secretário de Saúde admite epidemia de dengue no Rio de Janeiro

Sérgio Côrtes pediu desculpas pela espera nas filas das emergências

O secretário Estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, admitiu ontem que o Estado vive uma epidemia de dengue e pediu desculpas à população pela longa espera nas emergências. Ele pediu às pessoas que tenham paciência e aguardem na fila, porque em muitos casos a hidratação imediata do paciente é fundamental.

— A orientação (às vítimas da doença) é esperar para ser atendido. Temos que atender todos os pacientes, mesmo que demore. Isso está acontecendo na rede pública e na rede privada. Num momento de epidemia é isso o que acontece — disse Côrtes hoje, durante a inauguração de dez leitos de UTI pediátrica para tratamento da dengue, no Hospital Pedro II, em Santa Cruz, na zona oeste da cidade.

— Temos consciência de que as emergências estão superlotadas, que os hospitais estão cheios, que as nossas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) também estão cheias, mas é fundamental que todos os pacientes sejam atendidos — acrescentou o secretário.

Côrtes anunciou a criação, na semana que vem, do Disque-Dengue, um telefone 0800 (gratuito) para que moradores do Estado denunciem possíveis focos do mosquito. O secretário informou que amanhã se reúne com o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, no gabinete da crise criado no Rio pelo Ministério da Saúde, para ajudar no combate à doença. No Estado, 47 pessoas morreram vítimas da doença, das quais 29 na capital. Até ontem, foram notificados 32.615 casos no Estado.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.