Notícias

 | 12/03/2008 19h03min

Nicarágua reata relações diplomáticas com a Colômbia

Rompimento foi decidido por Daniel Ortega em solidariedade com o Equador

O governo da Nicarágua formalizou nesta quarta-feira o reatamento de suas relações diplomáticas com a Colômbia, que foram rompidas em 6 de março, informou o ministro de Assuntos Exteriores nicaragüense, Samuel Santos. O ministro convocou hoje, no edifício da Chancelaria, o embaixador da Colômbia na Nicarágua, Antonio González, para entregar-lhe uma carta sobre o restabelecimento das relações com Bogotá, "com o que tudo volta à normalidade".

Os presidentes dos dois países decidiram retomar as relações na sexta-feira passada na Cúpula do Grupo do Rio, em Santo Domingo (República Dominicana). O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, decidiu romper relações diplomáticas com a Colômbia em solidariedade com o presidente do Equador, Rafael Correa, em cujo país o exército colombiano fez uma operação em 1º de março contra um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

 



Ortega disse que rompia relações com Bogotá porque o governo colombiano se recusa a cumprir uma decisão do Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, de 13 dezembro último, sobre a disputa entre ambas as nações por fronteiras marítimas no Mar do Caribe. O embaixador colombiano afirmou à imprensa que, após receber a carta entregue por Santos, comunicará a seu governo imediatamente a decisão de Manágua de retomar as relações diplomáticas.

— O mais importante foi o reatamento das relações, e é muito prazeroso que isso tenha ocorrido — ressaltou González.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.