| 11/03/2008 11h47min
O chefe do governo provisório da Sérvia, Vojislav Kostunica, afirmou nesta terça-feira que seu país só ingressará na União Européia (UE) se mantiver Kosovo. A declaração do primeiro-ministro vem à tona apenas alguns dias depois de seu governo ter desmoronado por causa da falta de acordo entre diferentes facções com relação à declaração de independência da província e sua conseqüências.
Kostunica observou que a antecipação das eleições em seu país deveria enviar à UE a mensagem de que "apenas com Kosovo" a Sérvia ingressará no bloco de 17 países. A declaração pode ser vista como uma rejeição ao apelo feito ontem pela UE para que a Sérvia evite o isolacionismo e mantenha o curso da busca pela filiação ao bloco.
O governo sérvio rejeitou a declaração de independência feita em 17 de fevereiro pelos líderes albaneses de Kosovo, mas os políticos do país discordam quanto a como lidar com a crise. Ontem, Kostunica recomendou ao presidente da Sérvia, Boris Tadic, a antecipação
das eleições para maio
depois do colapso do governo em meio a um impasse entre os chefes de Estado e de governo com relação a como reagir ao apoio dado pelos países da UE à independência da província. Dezoito das 27 nações do bloco reconheceram a independência.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.