Notícias

 | 10/03/2008 08h31min

Imprensa internacional qualifica Zapatero como um "liberal audacioso"

The New York Times lembra que líder espanhol aplicou política de reformas ambiciosas

O presidente do governo espanhol, José Luis Zapatero, "impulsionou um país antes sob o domínio do conservadorismo religioso até a vanguarda liberal da Europa", afirmam hoje os jornais The New York Times e International Herald Tribune.

Com o título "Zapatero: O liberal audaz da Espanha", o jornal nova-iorquino e seu afiliado internacional com redação em Paris lembram que o líder do Partido Socialista (PSOE), considerado pouco cosmopolita por alguns, chegou ao poder de forma imprevista, mas, mesmo assim, aplicou uma política de reformas ambiciosas.

— Foi o primeiro-ministro acidental, um candidato socialista que não tinha sido colocado à prova e que foi levado ao poder pela onda de cólera social, diante da forma como o governo conservador da Espanha tinha lidado com os atentados terroristas de 11 de março de 2004 — segundo o perfil de Zapatero que aparece nos dois jornais.

— No entanto, longe de governar temerosamente, José Luis Rodríguez Zapatero, de 47 anos, se agarrou ao breve mandato que tinha recebido nas urnas há quatro anos para impulsionar um país, antes sob domínio de conservadorismo religioso até a vanguarda liberal da Europa.

O perfil de Zapatero lembra que ele retirou as tropas espanholas do Iraque, abriu negociações com a ETA, e impulsionou medidas para legalizar os casamentos homossexuais e permitir a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, reduzir o papel da religião nos colégios, dar mais competências às autonomias e integrar melhor os imigrantes.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.