| 09/03/2008 17h42min
Segundo os primeiros dados oficiais, que dão à legenda 174 deputados, com 26,65% dos votos apurados, enquanto o Partido Popular (PP) teria 143 cadeiras, a vitória seria do Partido Socialista (PSOE).
Nas últimas eleições, em março de 2004, o PSOE obteve 164 deputados, e o PP, 148. O Congresso dos Deputados (Câmara Baixa) é formado por 350 cadeiras. A maioria absoluta é obtida por meio de 176 deputados.
A participação no pleito deste domingo foi de 73,04%, contra a de 77,21% registrada em 2004, segundo dados oficiais.
Os primeiros resultados indicam que o PSOE ganharia as eleições com uma grande maioria, e que a política espanhola ficaria marcada por um forte bipartidarismo, devido a quedas de popularidade entre as legendas menores.
Mais de 35 milhões de cidadãos estavam aptos a participar das eleições gerais de hoje, marcadas por um atentado do grupo separatista basco ETA (Pátria Basca e Liberdade) perpetrado há dois dias.
Na última sexta-feira, quando candidatos
se preparavam para fazer seus discursos de encerramento de campanha, um atirador da ETA matou Isaias Carrasco, ex-vereador do Partido Socialista (PSOE) na cidade basca de Arrasate-Mondragón.
Os partidos políticos cancelaram seus atos eleitorais e foram unânimes em condenar de forma enérgica, com autoridades do Governo e organizações sociais, o atentado, e em convocar a população para que comparecesse às urnas em massa.
No entanto, os espanhóis votaram neste domingo ainda assustados com uma ação de um grupo terrorista, assim como nas eleições anteriores, em 14 de março de 2004. Na ocasião, o país vivia um período de grande comoção, porque três dias antes atentados islamitas haviam deixado 191 mortos e 1.800 feridos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.