| 04/03/2008 20h40min
A prefeitura de Porto Alegre e os secretários de Saúde estadual, Osmar Terra, e municipal, Eliseu Santos, anunciaram nesta terça-feira medidas para controlar a dengue no município. Neste ano, foram registrados cinco casos da doença na Capital, todos contraídos fora da cidade. Será destinado R$ 1,08 milhão para a contratação de agentes e operação de cinco veículos com máquinas pulverizadoras contra as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da moléstia.
Também haverá investimento na informação à população. Serão distribuídos ímãs de geladeira e 1 milhão de folhetos em ônibus e táxis para orientar os moradores quanto aos cuidados com a dengue.
Os bairros onde foi detectada maior presença do mosquito — São José, Coronel Aparício Borges, Vila João Pessoa, Bom Jesus e Jardim do Salso — serão alvo de reforço na vigilância. Conforme o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) de janeiro, de 81 bairros analisados na Capital, 74 registraram a presença do
mosquito.
— Estamos
trabalhando no sentido da prevenção. Se mantivermos esse zelo, não haverá casos em Porto Alegre — afirmou Santos.
Estado
Terra disse que, no Rio Grande do Sul, 61 municípios apresentaram focos do mosquito. Cinco casos de contaminação ocorridos em outros Estados foram confirmados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Entretanto, em janeiro de 2008, a SES registrou 80 casos suspeitos, contra 35 no mesmo período do ano passado, quando o RS teve 262 casos autóctones (contraídos no local) confirmados, 70% na região de Giruá.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.