| 24/01/2008 15h43min
A Vigilância Epidemiológica Estadual está em alerta para evitar que a epidemia de febre amarela chegue a Santa Catarina. O combate ao mosquito Aedes aegypti, que carrega o vírus da febre amarela em áreas urbanas e é o mesmo que transmite a dengue, foi intensificado.
Nesta quinta-feira, foi confirmado o segundo caso de dengue em Santa Catarina este ano. Cibele Malagoli, de 27 anos, foi infectada no Rio de Janeiro, de onde se mudou para a Capital há pouco tempo. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 15 de janeiro. A possibilidade de ser dengue hemorrágica foi descartada. A mulher já está em casa, onde se recupera.
O primeiro caso do ano foi registrado em Joaçaba, no Meio-Oeste. No ano passado foram confirmados 123 casos de dengue no Estado. Mas todos foram contraídos fora de Santa Catarina.
Desde a década de 1970, não há registro da transmissão da doença pelo mosquito no Estado. O inseto pode ser identificado por manchas
brancas arredondadas no corpo e listras nas patas.
Em Florianópolis, no início deste mês, foram identificadas larvas do mosquito em Canasvieiras, no Norte da Ilha. Para combater as larvas, a Vigilância Epidemiológica realiza uma varredura no entorno do foco encontrado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.