| 22/01/2008 17h59min
A morte de um bugio e o desaparecimento de outros três preocupa moradores de uma localidade do interior de Bossoroca, nas Missões. A mortandade de bugios é um indicativo de que o vírus da febre amarela possa estar circulando na região.
Seis macacos eram vistos diariamente pelo proprietário de uma área com mata nativa, na localidade de Estação Piratini, mas desde o início da semana eles desapareceram. Os animais ficavam próximos à casa dele.
Policiais do Grupo Ambiental de São Luiz Gonzaga estiveram no local hoje de manhã e encontraram apenas o rabo de um dos bugios. O bicho teria sido comido por cães, depois que estava morto. Dois filhotes foram localizados vivos em árvores.
De acordo com o sargento Carlos Sidnei Ferreira, comandante do 2º Grupo de Polícia Ambiental da Brigada Militar, a causa da morte pode ser envenenamento. No final de semana, a três quilômetros dali, mais de 10 cães foram envenenados e morreram. Funcionários da Secretaria de
Saúde do município fazem vistoria no
local nesta tarde.
O rabo do macaco está acondicionado em uma caixa de isopor, com gelo, no grupo ambiental. Passadas seis horas da morte do animal, no entanto, a amostra não serve mais para exames, conforme o veterinário da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Dennison Coelho.
Ele aguardava a comunicação oficial do município para acionar as equipes de Porto Alegre que fazem averiguações para constatar a presença do vírus na região. Segundo Coelho, não há motivo para pânico, pois o animal pode ter morrido também por causa natural ou em razão de ferimentos provocados por brigas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.