Notícias

 | 22/01/2008 05h03min

Hillary e Obama voltam a se atacar em debate

Democratas trocaram acusações na Carolina do Sul, onde serão as próximas prévias

As diferenças entre os senadores Barack Obama e Hillary Clinton, principais pré-candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos, ficaram evidentes mais uma vez nesta segunda-feira durante um acalorado debate, no qual se atacaram duramente.

O debate, organizado pela CNN, aconteceu na Carolina do Sul, Estado que vai sediar mais uma das primárias democratas no próximo sábado. Após comentarem brevemente sobre os desafios que a maior economia do mundo enfrenta, o debate mudou rapidamente de direção e tom.

Entre aplausos e protestos do público, Hillary e Obama trocaram acusações mútuas sobre temas como a Guerra do Iraque, declarações do passado e o comportamento de Bill Clinton na campanha eleitoral. Hillary e Obama se interromperam em várias ocasiões, mas na segunda parte do debate os dois democratas se acalmaram, ocasião em que o também pré-candidato John Edwards aproveitou para assumir a palavra.

Declarações de Obama sobre Ronald Reagan deram munição ao debate, já que o senador por Illinois disse que os Clinton tinham distorcido suas palavras ao afirmar que ele apóia os republicanos. Obama disse recentemente que Ronald Reagan mudou a trajetória da América de uma forma que nem Richard Nixon ou Bill Clinton fizeram.

Segundo Bill Clinton, esta declaração demonstra que o senador prefere os republicanos. Hillary respondeu à argumentação de Obama afirmando que seu marido tinha dado esta declaração e que era ela quem estava no debate, e não ele.

— Houve uma série de afirmações de Hillary e de seu marido que não correspondem à verdade. Acho que o povo procura agora por alguém que resolva os problemas, e não por alguém que recorra à mesma política típica que vemos em Washington — alegou Obama.

A ex-primeira-dama contra-atacou afirmando que quando Obama "diz algo, imediatamente retifica depois e alega que o que queria dizer era outra coisa". Neste ponto, Hillary lembrou que Obama, que se opôs à invasão dos Estados Unidos ao Iraque, votou a favor do financiamento da guerra e disse que apoiava o presidente George W. Bush.

Além disso, a senador por Nova York afirmou que seu adversário não se pronunciou sobre sua postura, uma crítica que foi apoiada por Edwards.

— Você nunca se responsabiliza por nenhum voto seu, não se pronuncia — disse.

Em outro momento, Hillary disse que Obama tinha várias "más" idéias, e lhe perguntou como pensa em financiar "todos os programas sociais que os democratas propõem nesta campanha", já que isso "não consta em nenhum lugar". Obama acusou a ex-primeira-dama de não jogar limpo na campanha e de dizer qualquer coisa para ser escolhida presidente.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.