| 16/01/2008 10h33min
O Campeonato Catarinense de 2008 vai começar pela metade. Apenas três jogos da primeira rodada serão disputados nesta quarta-feira, dia 16, na abertura da competição: Chapecoense x Atlético de Ibirama, Brusque x Metropolitano e Marcílio Dias x Criciúma.
O restante estréia na segunda rodada do campeonato, que dá vaga na Copa do Brasil e vale a manutenção da hegemonia de títulos no Estado. Além disso, a briga contra o rebaixamento também promete.
Isso porque este ano três clubes serão rebaixados para a Divisão Especial. A intenção da Federação Catarinense de Futebol (FCF) é a de realizar um campeonato com apenas 10 equipes a partir do ano que vem. Portanto, três clubes caem e somente o campeão da Divisão Especial vai garantir o acesso à elite em 2009.
Mas esta é uma briga na qual ninguém quer entrar. Está todo mundo de olho na parte de cima da tabela. Além do campeão, o vice também garante vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Aí sim a batalha vai ser feroz. O Figueirense, que ostenta a condição de campeão de troféus, com 14 títulos conquistados, vai tentar manter a hegemonia. O único que pode alcançar o alvinegro é o Avaí, vencedor de 13 campeonatos.
Outra vaga oferecida pela competição é a da Série C do Campeonato Brasileiro. O Marcílio Dias, campeão da Copa Santa Catarina do ano passado, já está garantido na Terceira Divisão nacional. O segundo representante catarinense será o melhor colocado no Estadual — fora os times que já estão confirmados no Brasileiro.
Os 12 clubes que participam do Estadual se enfrentam em turno e returno. Os campeões de cada turno fazem a final do campeonato. Caso uma mesma equipe vença os dois turnos, será considerada campeã, sem a necessidade de disputa de uma final.
PM se reúne hoje com as torcidas organizadas
Preocupada com a segurança nos estádios, a FCF apresentou aos representantes dos clubes, na última segunda-feira, o relatório da comissão de vistoria nomeada pela Polícia Militar e que contou também com a participação do Corpo de Bombeiros.
O documento apontou pequenos ajustes que precisam ser feitos nas praças, como limpeza geral (pedras, paus, restos de obras) e manutenção elétrica. Os clubes precisam apresentar à comissão uma Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida por um engenheiro credenciado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
Além da vistoria nos estádios, o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Eliésio Rodrigues, vai se reunir hoje com representantes das torcidas organizadas para repassar orientações de segurança.
DIÁRIO CATARINENSE
Atual campeão catarinense, o time da Chapecoense estréia nesta quarta-feira
Foto:
Ulisses Job
/
Agência RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.