Notícias

 | 16/01/2008 05h29min

Hillary e Obama prometem abandonar polêmicas

Candidatos à Presidência dos EUA debateram em Las Vegas e negaram controvérsias

Os principais aspirantes democratas à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Barack Obama, se comprometeram nesta terça-feira a deixar de lado as controvérsias e se dedicar a outros temas de sua campanha. Num debate cheio de cortesia, em Las Vegas, a senadora por Nova York e o senador por Illinois culparam seus assessores por qualquer controvérsia entre eles.

— Nossos partidários se entusiasmam excessivamente. Começam a dizer coisas que eu não diria", disse Obama. "Devemos enfocar esta campanha no que deve ser — concordou a ex-primeira-dama.

Hillary, que ganhou as primárias de seu partido em New Hampshire na semana passada, considerou inadequados os comentários do empresário Robert Johnson. No fim de semana, ele se referiu ao consumo de drogas, envolvendo Obama.

— O senador Obama e eu chegamos à conclusão de que nem a raça nem as drogas devem fazer parte desta campanha — disse a senadora.

A senadora de Nova York ganhou nesta terça-feira a primária de Michigan. Mas ela tinha sido proibida pelas normas do partido e seus delegados não vão à convenção. O debate aconteceu quatro dias antes dos "caucus" do partido em Nevada. As enquetes prevêem uma luta acirrada pelo primeiro lugar entre os aspirantes democratas.

Mantendo o tom cordial do debate, Clinton perguntou se Obama apoiaria um projeto de lei para impedir que o presidente George W. Bush estenda a presença militar dos Estados Unidos no Iraque além do fim de seu mandato, em janeiro de 2009.

Acho que isto é algo em que podemos trabalhar, Hillary — respondeu Obama.

EFE
Andrew Gombert, EFE / 

Candidatos debateram em Las Vegas
Foto:  Andrew Gombert, EFE


Notícias Relacionadas

16/01/2008 02h17min
Romney ganha prévia republicana em Michigan
15/01/2008 19h38min
Hillary e McCain lideram disputa na Califórnia, diz pesquisa
14/01/2008 19h01min
McCain espera que primárias de Michigan consolidem seu favoritismo
12/01/2008 14h50min
McCain ultrapassa rivais e Hillary se consolida como favorita
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.