| 15/01/2008 08h30min
De hoje até sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre realiza o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2008. A prefeitura pretende visitar de 12 mil a 15 mil residências de todos os bairros da cidade. As visitas, que pretendem identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue e da febre amarela, ocorrem das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Todos os agentes estarão identificados com coletes e crachás ou bonés da Vigilância em Saúde. No crachá, constam nome e foto dos agentes. Em caso de dúvida, os moradores podem checar o nome do agente por meio do telefone 156.
Último levantamento mostrou queda na presença de larvas do mosquito
Em outubro de 2007, o mesmo levantamento, que vistoriou 25.331 imóveis, mostrou uma redução da presença de larvas do mosquito vetor da dengue. O Índice de Infestação Predial (IIP) médio da cidade foi de 0,3%, condição considerada de baixo
risco pelo Ministério da Saúde. O maior foi de 1,8%,
em apenas um bairro, Santa Teresa.
Dos 81 bairros da Capital, 52 apresentaram a presença do mosquito vetor da dengue, mas em apenas dois foram obtidos IIP superiores a 1%, que é a meta de controle recomendada pelo Ministério da Saúde.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.