| 18/12/2007 10h42min
Além de premiar a ginasta Jade Barbosa e o nadador Thiago Pereira como os melhores atletas do ano de 2007, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) aproveitou a segunda-feira para anunciar o emblema oficial da candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O tema do símbolo da campanha é a paixão do povo brasileiro pelo esporte.
A logomarca é criativa e aparenta inicialmente ser um coração com as quatro cores da bandeira brasileira. Em um olhar mais detalhado, porém, percebe-se uma peculiaridade: o verde representa o Pão de Açúcar (um dos principais pontos turísticos da capital fluminense), refletido na Baía de Guanabara (simbolizada pelo azul). A cor amarela, acima do monte, faz menção ao sol.
– O Pão de Açúcar em forma de coração representa a incontestável paixão e vibração do brasileiro por esporte – explicou a designer Ana Soter, responsável pelo escritório que venceu a disputa promovida pelo COB para a escolha do símbolo.
Nas palavras Rio 2016, outro detalhe: o número um aparece acima de um círculo. O motivo é explicado pela própria Ana Soter.
– A exclamação incorporada ao número resulta em uma marca que representa perfeitamente a expectativa e vibração da população pela oportunidade de sediar esta edição dos Jogos Olímpicos – conta.
A logomarca do Rio como cidade aspirante às Olimpíadas de 2016 foi aprovada por Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.
– Ela traduz energia, alegria e a característica de ser acolhedora sem distinção de raça ou cultura, como é o próprio brasileiro. Esses valores representam o que é a candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos – ressaltou.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.