| 21/10/2007 15h35min
Atualizado às 15h59min.
Antes do GP do Brasil, eram três as possibilidades para o título da temporada 2007 de Fórmula-1. Aconteceu a mais improvável. O finlandês Kimi Raikkonen venceu a prova e garantiu a taça com 110 pontos. O piloto da Ferrari venceu neste domingo o Grande Prêmio do Brasil e faturou o título ao contar com os erros e o nervosismo do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, e a ajuda do brasileiro Felipe Massa, que ficou em segundo, na frente do espanhol Fernando Alonso.
Raikkonen surpreendeu ao conquistar o título, já que estava 17 pontos atrás de Hamilton, faltando apenas duas provas para terminar o campeonato. O inglês, no entanto, abandonou no GP da China, no dia 7, e terminou em sétimo na disputa do GP do Brasil, após problemas de câmbio e cometer muitos errros.
Na classificação geral, Raikkonen ficou com 110 pontos, seguido por Alonso, com 109, e por Hamilton, também com 109. Massa, com o segundo
lugar no GP do Brasil — ele liderava até a 53ª volta,
quando foi ultrapassado por Kimi, que havia feito um pit mais rápido — ficou em quarto no Mundial de Pilotos, com 94.
Curiosamente, Raikkonen só liderou por duas vezes o Mundial nessa temporada: na primeira corrida, quando venceu na Austrália, e agora, na última, com a vitória no Brasil. O "Homem de Gelo" faturou seu primeiro título na carreira e deu o primeiro Mundial de Pilotos para Ferrari depois do alemão Michael Schumacher.
A corrida
A corrida no Brasil foi emocionante do início ao fim. Logo na primeira volta, Massa segurou a ponta, enquanto Raikkonen passou para segundo ao ultrapassar Hamilton. O inglês, nervoso, saiu da pista e caiu para oitavo. Alonso, vencedor do Mundial nos últimos dois anos, subiu para terceiro.
Com Alonso em terceiro, Kimi precisava da vitória. Contou com a colaboração de Massa, que diminuiu o ritmo, e o bom trabalho da equipe Ferrari, que foi eficiente nos boxes. A Ferrari
terminou como campeã do Mundial de Pilotos e de
Construtores.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.