| 16/08/2007 11h49min
Dono de cinco medalhas de ouro olímpicas, Ian Thorpe apresentou à Autoridade Esportiva Australiana Antidoping (Asada), nesta semana, sua defesa contra a acusação de doping da qual é alvo. Com isto, o australiano espera que o documento, aliado às comprovações médicas, expliquem a quantidade anormal de testosterona e epitestosterona encontrada em um exame de urina feito em maio do ano passado.
Na ocasião, o jornal francês L’Equipe denunciou o uso de substâncias ilegais por parte do atleta logo após sua aposentadoria em novembro de 2006. No entanto a Asada não levou o caso adiante, uma vez que considerou que as substâncias encontradas no organismo de Thorpe apareceram em virtude de causas naturais.
Diante disso, a Federação Internacional de Natação (Fina) resolveu apelar à Corte de Arbitragem Para o Esporte para assim poder reabrir o caso. Thorpe sempre negou veementemente o uso de substâncias ilegais desde que o escândalo emergiu, além de sempre ter se posicionado contra o doping e o rigor dos testes ao longo de sua carreira.
Thorpe teve vários triunfos notáveis ao longo de sua trajetória na natação, incluindo a vitória nos 200m livres nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, naquela que foi considerada a corrida do século. Na ocasião, o australiano bateu rivais de peso, como o holandês Pieter van den Hoogenband e o norte-americano Michael Phelps.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.