Notícias

 | 29/06/2007 20h13min

EUA derrotam Itália por 3 a 1 na Liga Mundial de Vôlei

Time americano garantiu classificação para a próxima fase

Surpresa da Liga Mundial, os Estados Unidos continuaram nesta sexta-feira sua boa campanha no Grupo B e garantiram sua classificação à fase final da Liga Mundial de Vôlei. O time confirmou a primeira colocação no grupo mais forte da disputa, superando a Itália, oito vezes campeã da disputa e a França, vice-campeã no ano passado.

A vaga veio justamente com uma vitória sobre os italianos, que pelo segundo ano consecutivo, não conseguiram a classificação para as finais da competição dentro de quadra. Fora de casa, os norte-americanos venceram por 3 sets a 1, parciais de 25/18, 23/25, 25/16 e 31/29. Os norte-americanos possuem apenas uma medalha na Liga Mundial, um bronze conquistado em 1992.

Nesta sexta, os europeus sofreram com a forte pressão do ataque e o eficiente bloqueio dos Estados Unidos, que ainda contaram com uma atuação inspirada do oposto Gabriel Gardner, responsável por 26 pontos. Os dois times voltam à quadra no domingo, na cidade italiana de Avellino, às 12 horas (de Brasília).

O time comandado pelo técnico Gianpaolo Montali segue a sina de vexames dos últimos torneios. No Mundial do Japão, o time sequer chegou às semifinais, enquanto na Liga Mundial 2006, os italianos só jogaram a fase final por conta de um convite da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

Este ano, a possibilidade de um novo convite da FIVB também existe, mas a chance de a Itália ser contemplada novamente é pequena. Isso porque no ano passado o convite gerou polêmica, pois Polônia e Cuba, mesmo com campanhas melhores, foram preteridas. A justificativa dos dirigentes foi a grande tradição dos italianos no vôlei.

Na ocasião, os italianos aceitaram o convite com vergonha, com o presidente da Federação Italiana, Carlo Magri, indo conversar pessoalmente com os jogadores e comissão técnica. Desta vez, a situação é ainda pior, pois os italianos ocupam apenas a terceira posição no grupo B, com sete derrotas em dez jogos. A França é uma das mais fortes candidatas a receber a segunda chance, assim como Cuba e Sérvia.

GAZETA PRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.