Notícias

 | 09/06/2007 17h17min

Nadal e Federer se encontram na decisão de Roland Garros

Espanhol e suíço jogam às 10h (de Brasília) deste domingo, em Paris

O espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer se enfrentam às 10h (de Brasília) deste domingo, pelo título do torneio de tênis de Roland Garros. Neste 12ª duelo entre os jogadores, até agora com uma vantagem de 7 a 4 para Nadal, é o espanhol que tem mais chances de vencer.

Um novo triunfo em Paris colocaria Nadal no grupo de seis jogadores que na história do torneio que ganharam em três ou mais oportunidades: Bjorn Borg (SUE) (seis vezes), Henri Cochet (FRA) (quatro), René Lacoste (FRA) (três), Mats Wilander (SUE) (três), Ivan Lendl (CHE) (três) e Gustavo Kuerten (BRA) (três).

A meta de Nadal é ultrapassar Borg, que foi o rei de Paris entre 1978 e 1981. A marca do jogador sueco é uma lenda e, embora ele mesmo tenha previsto que o espanhol pode superá-la, Federer parece disposto a complicar ao máximo o que seria 14ª título espanhol individual em Roland Garros (10 entre os homens e 3 entre as mulheres).

Nadal chega a esta decisão com ótimos números. Ele se tornou o primeiro jogador da história a vencer três anos seguidos em Monte Carlo, Barcelona, Roma, além de chegar à final de Hamburgo. Ele somou 25 vitórias no saibro, com apenas uma derrota, a que serviu para Federer interromper sua incrível seqüência de 81 triunfos no saibro, na final do torneio disputado na Alemanha.

Já Federer cedeu um set contra o espanhol Tommy Robredo nas quartas-de-final e esteve em perigo na última sexta ao enfrentar o russo Nikolay Davydenko. Seu drama é que Nadal é o único rival que conseguiu batê-lo em uma final do Grand Slam, das quais venceu 10. Na verdade o espanhol foi quem o impediu de alcançar o título de Roland Garros anteriormente.

Este histórico deixa o jogador suíço inquieto, que não gostaria de ficar marcado como um dos grandes jogadores que não conseguiram vencer em Roland Garros e obter todos os quatro títulos do Grand Slam.

Na Era Open (1998) seis grandes jogadores ficaram sem triunfar em Paris: John Newcombe (AUS), Arthur Ashe (EUA), Jimmy Connors (EUA), Pete Sampras (EUA), Boris Becker (ALE) e Stefan Edberg (SUE).

Uma vitória de Federer no domingo o colocaria a apenas uma das 29 consecutivas alcançadas pelo australiano Rod Laver no Grand Slam, mas o nome do jogador de Rockhampton reverbera na mente de Federer.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.