Notícias

 | 29/05/2007 09h27min

Federer estréia com vitória em Roland Garros

Suíço derrotou norte-americano Michael Russel por 3 sets a 0

Contrariando o tabu de não jogar bem no saibro de Roland Garros, Roger Federer estreou com sucesso no único Grand Slam no qual ainda não foi campeão. Nesta terça-feira, em partida na principal quadra do complexo, o suíço venceu o norte-americano Michael Russel por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/2 e 6/4, e garantiu sua vaga na segunda rodada da tradicional competição francesa.

Federer não demorou muito para dar mostras de que dominaria a partida, iniciada na segunda-feira e interrompida pela chuva. Logo no terceiro game do primeiro set, o número 1 do mundo quebrou o serviço de Russell e sacou para fazer 3/1. Acomodado, o norte-americano quase reagiu e devolveu o break no oitavo game, mas o suíço evitou o avanço de Russell e fez 5/3. A partir daí, a parcial apenas foi administrada e encerrada em 6/4 com um smash do melhor tenista do mundo na atualidade.

O panorama foi o mesmo no segundo set, quando o suíço logo freou os ímpetos do rival e abriu 2/0, com um break point convertido no primeiro game. Russell até tentou manter a mesma regularidade da primeira queda, mas acabou cedendo também o quinto game e permitindo que Federer abrisse 4/1. Foi quando a partida foi interrompida pela intervenção de São Pedro, que obrigou os organizadores a reiniciá-la nesta terça.

Com o tempo mais estável, Federer voltou sacando e apenas arrastou a parcial para fechá-la em 6/2. Russel voltou a equilibrar na terceira queda, mas deixou seu saque cair novamente no sexto game e permitiu o 4/2 do líder do ranking de entradas da ATP. A partir daí, novamente o tenista da Basiléia apenas segurou o rival, poupou-se e fechou a parcial repetindo o 6/4, em jogo que durou 1h45min.

Inédito até então, o confronto entre Federer e Russel garantiu ao suíço uma das vagas entre os 64 melhores da competição. Vice-campeão no ano passado, quando perdeu a final para Rafael Nadal, o suíço luta para dar fim ao tabu de não conseguir atuar bem em Roland Garros, onde foi também semifinalista em 2005 e quadrifinalista em 2001, mas caiu na estréia em 2002 e 2003, quando já figurava entre os dez melhores do mundo.

Classificado, o suíço enfrenta agora o francês Thiery Ascione, que derrotou o croata Marin Cilic, em mais um duelo inédito, por parciais de 6/2, 6/2 e 6/1. Ascione enfrentou Federer apenas uma vez, com derrota no Masters Series de Paris em 2003 por 7/6 (7-5) e 6/1.

O título no pó de tijolo do Masters Series de Hamburgo parece ter feito bem para o relacionamento de Federer com seus fãs. Mesmo sem ter resultados tão consistentes quanto os de Rafael Nadal no piso, o suíço foi apontado como o principal favorito ao título de Roland Garros em uma enquete promovida pelo site oficial da ATP.

A pesquisa contou com cerca de dez mil votos, dos quais 37% apontaram Federer como o virtual campeão do Grand Slam francês neste ano. Nadal recebeu 28% dos votos, superando os 9% dados ao sérvio Novak Djokovic, os 8% de Guillermo Cañas e os 7% de Fernando Gonzalez.

GAZETA PRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.