Notícias

 | 28/05/2007 11h11min

Técnicos de beisebol dos EUA iniciam segunda semana de clínica no Brasil

Idéia do encontro é promover um intercâmbio entre os países

Uma palestra na noite desta segunda-feira irá abrir a segunda semana da clínica promovida pela liga norte-americana de beisebol, a Major League Baseball, no Brasil. O evento é parte do projeto da Federação Internacional de Beisebol, a Ibaf, e pretende aproximar as ligas dos EUA e do Japão de países onde a modalidade ainda se desenvolve, como o Brasil.

A primeira semana do evento contou com uma série de palestras e atividades, comandadas por Elias Sosa, técnico de arremesso, Rafael Villamán, de defesa interna, e Jorge Delgado, responsável por treinamento e motivação. O trio apresentou a atletas e treinadores brasileiros inúmeras técnicas de ataque e defesa e as mais variadas formas de treinamentos utilizadas nas equipes profissionais dos EUA.

– Muito do que foi mostrado pelos treinadores da MLB nós já conhecemos, mas há muito detalhes que pudemos aprender. E como muitas partidas de beisebol se vencem nos detalhes, está sendo muito proveitoso – afirmou o cubano Bernardo Xene, treinador da seleção brasileira júnior, que disputa o Campeonato Mundial da categoria em agosto, na Venezuela.

A clínica ainda contou com palestras do médico Miguel de Pena, que conversou com os atletas, pais e técnicos presentes sobre a medicina esportiva, precaução e recuperação de lesões, riscos do consumo de drogas, doping e cuidados com a nutrição. Além das encontros ministrados, os treinadores norte-americanos ainda acompanharam os treinos da seleção brasileira principal, que disputará os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.

– A presença desses treinadores está servindo de grande estímulo para nossos atletas. Esperamos que eles possam aprender bastante e exibir um melhor beisebol no Pan – aprovou Mitsuyoshi Sato, treinador da equipe.

A palestra desta segunda-feira acontece no Centro de Treinamento Espaço Beisebol (Rua Sapoti, 40, no Campo Belo, em São Paulo). Até o sábado, quando se encerra o evento, os treinadores convidados permanecem no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, em Ibiúna, SP, onde o técnico Jim Lefevre ensinará os segredos da rebatida.

GAZETA PRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.