| 10/11/2006 19h54min
A Fifa anunciou em seu site nesta sexta uma série de revisões em seus arquivos históricos, que incluem correções nos registros de gols nas primeiras Copas do Mundo. Em uma destas erratas, a entidade máxima do futebol tomou um gol atribuído a Leônidas da Silva no Mundial de 1938.
De acordo com organização, evidências de historiadores e fanáticos por futebol, além de uma vasta pesquisa, mostram que o ídolo da Seleção Brasileira marcou apenas uma vez contra a extinta Tchecoslováquia, nas quartas-de-final da competição, e não duas, como era registrado antes. Com a nova contagem da Fifa, Leônidas passa a dividir a daquela Copa do Mundo com o húngaro Gyula Zsengeller.
Leônidas foi o primeiro brasileiro a ser artilheiro em um Mundial, mas nas duas vezes em que disputou a competição o máximo que conseguiu foi a terceira colocação em 1938. Pelos clubes que passou, ele teve uma carreira vitoriosa. Passou por Flamengo, Botafogo e Vasco, sendo campeão em todos. Em 1942, foi para o futebol paulista, aceitando o desafio de jogar no São Paulo, onde se tornou um dos jogadores mais importantes da história do clube.
Além de tomar o gol do brasileiro, a Fifa também se corrigiu quanto ao primeiro jogador a marcar três gols em uma partida. A marca, que antes era conferida ao argentino Guillermo Stabile, passou a ser do norte-americano Bert Paternaude. O tchecoslovaco Oldrich Nejedly recebeu crédito por mais um gol na Copa do Mundo de 1934.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.