Notícias

 | 16/07/2006 13h30min

Colômbia pode brigar com Brasil pela Copa 2014

América do Sul voltará a receber o Mundial por causa de rodízio

O Brasil pode ganhar nas próximas semanas um concorrente para sediar a Copa do Mundo de 2014. Antes colocado como único candidato a receber a competição, o país poderá ter que disputar com a Colômbia o direito de receber o torneio mais importante do futebol mundial.

O desejo colombiano de receber a Copa de 2014 foi revelado neste sábado pelo presidente do país, Álvaro Uribe, durante a cerimônia de abertura dos da 20ª edição dos Jogos da América Central e do Caribe.

– O vice-presidente Francisco Santos iniciou as diligências internacionais de modo que a Colômbia obtivesse a organização do Mundial – disse o mandatário durante discurso no estádio Pedro de Heredia, em Cartagena.

Designada inicialmente para sediar a Copa do Mundo de 1986, a Colômbia acabou desistindo da competição três anos antes. Na ocasião, o próprio governo do país tirou o seu apoio ao comitê organizador, alegando problemas políticos e econômicos.

A competição de 86 acabou sendo disputada no México, país que já havia sediado o Mundial 16 anos antes. A última Copa do Mundo em continente sul-americano foi no já longínquo 1978, quando a Argentina recebeu e venceu a competição pela primeira vez.

A partir de 2002, a Fifa promove uma espécie de rodízio entre os continentes para a competição. De acordo com esse revezamento, a América do Sul voltará a receber o Mundial em 2014 – antes, Ásia (Coréia do Sul e Japão, em 2002), Europa (Alemanha, em 2006) e África (África do Sul, em 2010) foram as sedes.

Até o momento, o Brasil é candidato único para receber a competição e conta não só com o apoio da Confederação Sul-americana de Futebol, mas também com as federações nacionais dos outros nove países membros da entidade.

GAZETA PRESS

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.