| 15/06/2006 11h52min
Em sua segunda participação em Copas, pela primeira vez o Equador confirmou vaga oitavas-de-final do torneio. A equipe de Luis Fernando Suárez venceu a Costa Rica por 3 a 0, nesta quinta, no Stadion Hamburg, em Hamburgo, em confronto pelo Grupo A do Mundial. Carlos Tenório, aos oito minutos do primeiro tempo, Delgado, aos nove da segunda etapa, e Kaviedes, aos 47, fizeram os gols.
Com a mesma pontuação que a Alemanha, seis, os equatorianos encaram os donos da casa na próxima terça, dia 20, no Olympiastadion, em Berlim. No mesmo dia, os costarriquenhos fazem o jogo de despedida contra a também já eliminada Polônia no Niedersachsenstadion, em Hanover. Os dois jogos ocorrem às 11h (horário de Brasília).
Nos primeiros minutos do jogo, parecia que a Costa Rica seria diferente daquela que perdeu por 4 a 2 para a Alemanha na abertura do Mundial. A equipe de Alexandre Guimarães entrou em campo com uma postura mais ofensiva, porém, não demorou muito para o Equador se impor e dominar a partida. Os sul-americanos foram adiantando a marcação aos poucos e, aos oito minutos, abriram o marcador justamente em uma roubada de bola no campo de ataque. Valencia recebeu no lado direito e cruzou na cabeça de Carlos Tenório, que só teve o trabalho de desviar do goleiro Porras.
A partir daí, os equatorianos ficaram soberanos em campo. A Costa Rica jogava em função de sua maior estrela, Wanchope, mas sem sucesso devido à falta de criação no meio-de-campo. Aos 28 minutos, o técnico Alexandre Guimarães foi ousado e colocou seu time para frente com a entrada do atacante Saborio no lugar do volante Fonseca.
Mesmo com três atacantes, os costarriquenhos continuavam sem sucesso nas infiltrações na defesa adversária. Desta forma, o time de Guimarães passou a arriscar de longa a distância, mas não criou muito perigo. No contra-ataque, o Equador ficou mais perto da marcação do segundo, explorando principalmente as laterais do campo.
No segundo tempo, os equatorianos, que voltaram com Kaviedes no lugar de Carlos Tenório, não deram chance para o azar. Logo aos nove minutos, Delgado proporcionou uma bela troca de passes com Méndez pelo lado direito e fuzilou Porras: 2 a 0.
Depois do segundo gol, os comandados de Suárez se fecharam e não levaram grandes sustos. A Costa Rica apostava em lançamentos para a área, que não surtiam efeito. A melhor chance da equipe ocorreu justamente quando o toque de bola foi priorizado. Aos 39 minutos, Bernard penetrou pela esquerda, tocou para Saborio, que meteu na trave do goleiro Mora. Mas foi só.
Já aos 47 minutos, Kaviedes aproveitou cruzamento de Méndez da direita e mandou para as redes: Equador 3x0 Costa Rica e estava confirmada a classificação inédita dos sul-americanos.
CLICRBS E GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.