| 14/06/2006 08h20min
A apertada vitória de 1 a 0 do Brasil sobre a Croácia na estréia na Copa decepcionou a imprensa de vários países do mundo, que não mostraram muito entusiasmo com a seleção de Carlos Alberto Parreira. Em Portugal, o jornal esportivo A Bola teve como manchete "Kaká salvou o Brasil", destacando que a seleção sofreu para derrotar uma Croácia que encarou o jogo sem temer o adversário. A publicação disse que o resultado coloca a torcida brasileira "com os pés no chão, que pensavam que ia ser fácil".
O jornal esportivo Recorde declarou que os jogadores do Brasil "nunca se sentiram à vontade contra a seleção croata", que não se intimidou diante de Ronaldinho, Ronaldo, Kaká e companhia. A publicação ressaltou que o Brasil voltou à realidade, mas sobreviveu ao jogo num encontro em que não convenceu e quase viu a Croácia empatar a partida.
"Pouco samba e muito Kaká", destacou O Jogo, que apontou que a seleção cumpriu sua missão, mas a partida ficou longe das expectativas.
A publicação lembrou que o atacante Ronaldo, do Real Madrid, foi vaiado ao ser substituído, após demonstrar pouca mobilidade em campo. A sensação de decepção foi a mesma na imprensa italiana. O "La Gazzetta dello Sport" destacou em sua manchete:
"Brasil, só isso?", salvando apenas o meia Kaká, pelo gol marcado. Da mesma forma, o Corriere dello Sport ressaltou a estréia decepcionante dos superfavoritos.
Os dois jornais destacam a má atuação de Ronaldo, afirmando que o jogador se mostrou gordo e lento. Para a imprensa da Rússia, que nem estará na Copa, o Brasil não é tão temível como parece.
"Com exceção dos primeiros minutos do jogo, o Brasil não mostrou um futebol brilhante e ofensivo", segundo a Agência FNK, que informou que isso "se deveu, em grande parte, à grande partida dos croatas e à fraca atuação dos atacantes Ronaldo e Adriano".
O jornal Sovietski Sport lembrou que a Croácia "teria cumprido seu plano tático para a partida se Kaká não tivesse marcado o gol". "Sem dúvida, o chute de fora da área do meio-campo brasileiro foi impecável, mas também é certo que o goleiro croata simplesmente estava mal colocado", afirmou a publicação.
A imprensa russa também lembrou que o Brasil chegou à sua oitava vitória consecutiva em estréias em Copas do Mundo, ultrapassando a seqüência da Itália nos mundiais de 1934 e 1938.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.