| 21/11/2007 23h47min
Com gols de Luís Fabiano, o Brasil venceu o Uruguai por 2 a 1, de virada, na noite desta quarta no Morumbi, pela quarta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Com o resultado, o time verde-amarelo passou a ter oito pontos, ficando em terceiro. Já os visitantes, que haviam saído na frente com o ex-gremista Abreu balançando as redes, seguem em sexto, com apenas quatro.
Foi um jogo difícil, decidido pelo oportunismo do ex-atacante do São Paulo. Quando a torcida viu Gilberto chegando na linha de fundo e cruzando, logo no primeiro minuto de jogo, imaginou que a Seleção teria grande atuação e venceria com facilidade. Porém, aquela foi a única jogada de flanco do primeiro tempo. O que se viu depois foi os uruguaios marcando a saída de bola, não deixando o Brasil jogar, e até levando mais perigo.
A equipe celeste saiu na frente logo aos sete minutos, através de "El Loco" Abreu. Após cruzamento pelo lado direito de ataque, o goleiro Júlio César tentou afastar e tocou na bola com a ponta dos dedos. O rebote sobrou para o ex-gremista estufar as redes.
O time de Dunga sentiu o golpe. Após o gol, o Uruguai passou a dominar o meio-campo e empurrar a defesa brasileira para o seu campo. Cristian Rodriguez levava os defensores brasileiros à loucura com jogadas pela ponta esquerda. A dupla de ataque, formada por Suarez e Abreu, dava trabalho ao sistema defensivo nacional.
O melhor jogador brasileiro era o goleiro Júlio César. Ele salvou o Brasil em pelo menos três oportunidades: aos 29, em chutes de Ignácio González e Cristian Rodríguez, e aos 38, quando espalmou chute forte, novamente de Rodríguez.
A reação verde-amarela teve início no final do primeiro tempo. Aos 44, Luís Fabiano recebeu a bola dentro da área, no flanco direito. Como não tinha ângulo, todos esperavam que cruzasse rasteiro. Mas ele tinha faro de gol. Mesmo em espaço reduzido, girou bonito e deu um chute rasteiro, contando com falha do goleiro Carini para comemorar.
No segundo tempo, os visitantes continuavam melhores. Logo no primeiro minuto, voltou a brilhar a estrela de Júlio César, que interceptou chute à queima-roupa de Suárez. Aos 15, Dunga sacou Ronaldinho para colocar Josué. A torcida vaiou o treinador, achando que ele queria segurar o empate.
A virada veio quatro minutos mais tarde, no primeiro grande lance de ataque brasileiro. Após cruzamento da direita, Gilberto chuta forte. A finalização seria para fora, mas Luís Fabiano, bem posicionado, fuzilou o gol de Carini decretando a virada brasileira. Aliviado, Dunga batia na casamata com os punhos cerrados ao festejar o gol. Os uruguaios não desanimaram e partiram para o ataque, mas esbarraram em Júlio César.
Luís Fabiano comemora como nos tempos de São Paulo: em cima do brasão do clube
Foto:
Wander Roberto
/
AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.