| 23/09/2007 15h31min
O italiano Loris Capirossi, da Ducati, alcançou neste domingo a sua única vitória até aqui na atual temporada da MotoGP. Ele fez as 24 voltas do Circuito de Motegi, no Japão, em 47min05s484. A disputa na Ásia definiu o campeonato: o australiano Casey Stoner, também da Ducati, chegou em sexto lugar, com +31s179, e, com 297 pontos, não pode mais ser alcançado pelos adversários. O italiano Valentino Rossi é segundo com 214.
No Grande Prêmio do Japão, o público pôde acompanhar uma corrida interessante, por causa das condições do clima e da confirmação da direção de corrida de que era uma "prova em pista molhada", o que levou à estréia da nova regra técnica de mudança de moto em plena competição.
O espanhol Daniel Pedrosa, da Honda, largou na primeira posição, em razão da pole obtida na sessão de classificação. Na disputa pelas primeiras posições a questão climática foi fundamental, pois com o decorrer da prova e com a pista secando cada vez mais a ida para os boxes para trocar de moto se tornou um ponto fundamental para a realização de uma boa corrida.
Na oitava volta, quando muitos já haviam trocado de moto, o italiano Marco Melandri, da Honda, liderava a prova seguido por Stoner e pelo italiano Valentino Rossi, da Yamaha. Os três esperaram ao máximo para entrarem nos boxes e tentarem abrir alguma vantagem frente a seus adversários. Rossi, por exemplo, só realizou a troca após conseguir a primeira posição da prova.
Quem também adotou a mesma postura foi o espanhol Daniel Pedrosa, da Honda, que acabou protagonizando o acidente mais espetacular da prova, acontecimento que o obrigou a deixar a disputa.
Já Rossi, que permaneceu o máximo de tempo na pista antes de entrar nos boxes, acabou tendo problemas mecânicos que o tiraram do pelotão de frente e que prejudicaram muito a sua corrida, o que abriu o caminho para Stoner garantir o título.
Entretanto, quem apresentou a melhor estratégia hoje foi Capirossi, que falhou muito pouco para garantir a vitória. Já a segunda posição ficou com o francês Randy de Puniet, da Kawasaki, com +10s853, enquanto em terceiro apareceu o espanhol Toni Elías, da Honda, com +11s526. Porém, a festa foi de Stoner, que mesmo chegando na sexta posição garantiu o título da MotoGP.
– Tudo isto é incrível, pois não esperava conquistar o título hoje. Mas, já que o alcancei, quero agradecer a muitas pessoas. Além de meus pais, que sempre estiveram presentes e que tanto me apoiaram durante toda minha carreira, cito minha mulher Adriana, que esteve comigo estes últimos anos, e a todos os que me ajudaram ao longo do caminho que me levou até aqui – declarou o australiano.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.