| 29/08/2007 12h41min
A rivalidade entre Botafogo e Flamengo será novamente colocada à prova nesta quarta, quando os times se enfrentam às 20h30min, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será o quinto duelo entre os clubes nesta temporada. Nos quatro primeiros, alvinegros e rubro-negros não conseguiram sair vencedores nos 90 minutos – 3 a 3 na Taça Guanabara, dois empates por 2 a 2 nas finais do Carioca e outro pelo mesmo placar no primeiro turno.
Embora os flamenguistas tenham conquistado o Campeonato Carioca em cima do rival, na disputa por pênaltis, o Botafogo está melhor colocado no Brasileirão. O time alvinegro ocupa a terceira colocação, com 37 pontos, mas caiu de rendimento nos últimos jogos e obteve apenas um triunfo em cinco jogos. Já o Flamengo está em 16º lugar, com 23 pontos, mas deixou a zona de rebaixamento e ganhou quatro das últimas cinco partidas.
Apesar do bom momento, o técnico Joel Santana não quer nem saber de tranqüilidade. No cargo há praticamente um mês, ele já conseguiu tirar o rubro-negro das quatro últimas colocações da tabela, mas descarta qualquer tipo de acomodação na Gávea. O objetivo é afastar o fantasma do rebaixamento o quanto antes.
– Em um clube grande como o Flamengo vai existir pressão sempre e estamos acostumados com isso. Nossa equipe não é para estar nesta posição, temos uma caminhada muito longa pela frente – comentou o treinador.
Diante de um quadro onde o adversário está melhor na competição, mas o Flamengo acumula quatro vitórias seguidas no Maracanã, Joel Santana foge do assunto ao ser questionado sobre um possível favoritismo no clássico.
– Não existe favoritismo em futebol. Nem no turfe tem, o cavalo que vai ganhar às vezes perde, imaginem no futebol. O Botafogo se encontra em uma situação melhor na tabela, é uma grande equipe, mas o Flamengo vem crescendo na competição e temos condições de encará-los – comparou o comandante.
O Flamengo também foi “ajudado” pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a liberação do lateral-esquerdo Juan para disputar o clássico. Já o meia Roger foi punido por dois jogos pela expulsão contra o Fluminense e está fora do clássico. Renato Augusto e Toró são as opções de Joel Santana.
Pelo lado do Botafogo existe a preocupação de não “vacilar” contra o Flamengo. Isso porque em todos os confrontos anteriores na temporada foi o Glorioso quem sempre esteve mais perto de vencer e acabou cedendo o empate. Por isso, a ordem do técnico Cuca é que o time esteja concentrado ao longo dos 90 minutos.
– O Flamengo é um time que sempre sabe aproveitar os nossos erros e foi assim nos confrontos anteriores. Em todos, nós jogamos melhor e acabamos sem a vitória. Por isso, não podemos vacilar de forma alguma novamente, pois vencer nesta quarta é fundamental, para que possamos seguir com boas chances de lutar pelo título – disse.
Cuca só deverá anunciar a formação que vai a campo no vestiário, minutos antes do confronto. O volante Leandro Guerreiro, com dores na região pubiana, foi vetado. Lucio Flavio atuará mais recuado, enquanto Dodô deve voltar ao time titular. Zé Roberto, que entrou bem na vitória de 2 a 1 sobre o Atlético-MG, entra na vaga de Reinaldo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.