| 05/08/2007 20h17min
Dois erros defensivos custaram caro ao Grêmio na partida deste domingo contra o São Paulo, no Olímpico. Derrotado por 2 a 0 em um jogo que dominou o adversário do início ao fim, a equipe do técnico Mano Menezes despencou para a oitava posição na tabela do Brasileirão, com 25 pontos. O time de Muricy Ramalho, ao contrário, é o novo líder do campeonato, com 34.
Foi o jogo da pior ataque do campeonato – o do Grêmio, com 14 gols marcados – contra a melhor defesa – a do São Paulo, com apenas sete gols sofridos. E os 90 minutos refletiram esses números: embora tenha dominado as ações ofensivas, o time gaúcho não conseguiu marcar um único gol. A equipe paulista, por sua vez, suportou a pressão e mais uma vez deixou o campo sem ser vazada.
A história, no entanto, poderia ser diferente se o placar não tivesse sido aberto tão cedo. Logo aos dois minutos, Souza lançou Borges no lado direito. A defesa gremista tentou armar uma linha de impedimento, que se repetiria com sucesso durante toda a partida, mas que deu errado na primeira vez. Borges saiu na cara de Saja e chutou cruzado para fazer 1 a 0.
O gol era tudo o que o São Paulo queria. Em vantagem, o time paulista recuou completamente. Tanto que não investiu mais contra o gol de Saja durante todo o primeiro tempo. O Grêmio tentou de tudo, mas sempre chegou sem qualidade. O chute cruzado de Everton aos 23 minutos foi a melhor chance do time gaúcho na primeira etapa.
O panorama se repetiu no segundo tempo – enquanto o Grêmio atacava, o São Paulo só se defendia. Foi uma seqüência incrível de chances desperdiçadas: aos sete, Evertou dividiu com os zagueiros e quase empurrou para o fundo das redes. Aos 10, Tuta chutou no poste. Aos 15, Diego Souza cabeceou para defesa de Rogério Ceni. Aos 39, Douglas perdeu mais uma chance ao cabecear por cima.
Foi então que a defesa gremista acabou cometendo seu segundo erro na partida. Itaqui, que havia entrado no lugar de Patrício, errou passe na intermediária. Diego Tardelli, que havia acabado de substituir Borges, roubou a bola, invadiu a área e chutou no canto de Saja para liquidar a fatura. Méritos para o time paulista, que teve três oportunidades do gol e converteu duas. Azar do Grêmio, que deixou o Olímpico sob vaias.
MÁRCIO LUIZ
marcio.luiz@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.