| 23/10/2005 17h36min
Em uma reação sensacional, o tenista espanhol Rafael Nadal confirmou seu favoritismo e fez a alegria da torcida com a conquista do Masters Series de Madrid. Na final, contra o croata Ivo Ljubicic, o jogador espanhol chegou a estar perdendo por 2 sets a 0, mas com muita garra e apoio do público, virou para 3 a 2, com parciais de 3/6, 2/6, 6/3 6/4 e 7/6 (7/3). Foram mais de quatro horas de partida na Madrid Arena.
Com apenas 19 anos, o canhoto Nadal e número dois do mundo, já conquistou 11 títulos, com destaque para os troféus de Roland Garros e dos masters de Monte Carlo e da Itália. Já Ljubicic, atual 13º no ranking, possui apenas três conquistas na carreira, os dois últimos neste mês, em Metz (França) e Viena (Áustria).
No entanto, na partida deste domingo, Nadal parece ter sentido a pressão de vencer diante de sua torcida. Jogando de maneira irreconhecível, ele foi completamente dominado nos dois primeiros sets, não resistindo aos poderosos saques do croata, que ultrapassavam os 230 km/h. Ljubicic conseguiu 11 aces nestes dois sets.
Somente a partir do terceiro set, Nadal iniciou sua reação, o que curiosamente aconteceu após uma discussão que ele teve com o árbitro por causa de uma bola considerada boa pela arbitragem, mas que nitidamente foi fora. Irritado, ele reagiu e venceu set.
A partir do quarto set o que se viu foi uma queda de Ljubicic, que dava sérios sinais de cansaço, cometendo 12 erros não forçados. Enquanto isto, Nadal também procurava superar os problemas físicos, que quase o impediram de participar do torneio. O espanhol precisou de apenas uma quebra de serviço para levar o jogo para o quinto e decisivo set.
Com os dois jogadores bastante cansados, Ljubici resolveu vibrar mais um pouco. No terceiro game, ele quebrou o serviço de Nadal, fazendo 2 a 0. Porém, faltou concentração ao croata que permitiu a devolução da quebra no game seguinte. O set seguiu equilibrado com boas jogadas e erros dos dois lados. Com isto, o foi para o tie-break.
Nadal conseguiu um mini-break importante e abriu 3 a 0, numa jogada contestada pelo croata. Neste momento, o clima de Copa Davis imperou na quadra, com a torcida empurrando o espanhol como se fosse uma partida de futebol. Para piorar, Ljubicic que conseguiu 32 aces ao longo do jogo, não conseguiu mais encaixar seu primeiro serviço, facilitando a vida do espanhol que, com três match-points a favor, liquidou a o tie-break e a partida em 7/3.
AGÊNCIA PLACARGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.