| hmin
Em sua quarta visita a Casa Branca em apenas um ano, o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, espera convencer os Estados Unidos a isolar o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat. Nesta quinta-feira, dia 7, Sharon deve ser recebido pelo presidente americano, George W. Bush, que também está insatisfeito e recentemente cobrou de Arafat maior eficiência na repressão aos militantes palestinos.
O premier israelense vai sugerir aos EUA os nomes de quatro prováveis interlocutores para futuras negociações de paz para o Oriente Médio: Ahmed Qurea, presidente do parlamento palestino, Mahmud Abas, vice de Arafat, Yibril Rayub, diretor da segurança preventiva na Cisjordânia, e Mohamad Dahlan, diretor da Segurança Preventiva na Faixa de Gaza. Na sexta-feira passada, o líder linha-dura israelense anunciou a intenção de pedir para Bush cortar relações com Arafat, seguindo o exemplo do próprio governo de Israel.
Desde o dia 3 de dezembro, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) está confinado à cidade de Ramallah, na Cisjordânia, por determinação de Sharon. Os EUA não protestaram contra esta medida de exceção. Para Arafat – que ainda não se reuniu com Bush – a política do atual governo americano estimula novos ataques israelenses contra os palestinos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.