Notícias

 | 07/08/2005 17h57min

Tricolor empata em 1 a 1 com o Bahia na Fonte Nova

Samuel assinalou o gol de empate em bela jogada de Anderson

O Grêmio arrancou um empate contra o Bahia no fim da tarde deste domingo, no Estádio da Fonte Nova. O 1 a 1 pode até ser considerado um bom resultado, que deixa o time de Mano Menezes na quinta posição da Série B do Brasileirão. Depois de um primeiro tempo com vários problemas de posicionamento defensivo – permitindo até mesmo que o veterano Viola marcasse um golaço de bicicleta –, o Grêmio voltou com Anderson para o segundo tempo do confronto. E o jovem meia-atacante fez a diferença. Foi em uma jogada dele que Samuel empurrou a bola para dentro do gol e decretou o empate.

Era um jogo no qual o Grêmio poderia ter garantido três pontos com uma vitória. Mas começou mal. O volante Pedrinho parecia sem saber quem marcar, sem saber ao certo o que fazer. Aproveitando-se de falhas, o time comandado pelo técnico Procópio Cardoso foi para frente. Aos 13 minutos, o veterano tetracampeão Viola saudou Galatto com um cabeceio sem força. No entanto, o centroavante recebeu livre o cruzamento da esquerda e teve plena liberdade para cabecear.

Seguindo com as mesmas falhas, foi da direita o cruzamento fatal. Em vez de cabecear, Viola teve mais liberdade e espaço dentro da áera do Grêmio. Matou a bola no peito e emendou uma bicicleta, esbanjando plasticidade e marra no lance, aos 24 minutos. A bola foi parar no canto direito do gol de Galatto.

Não ocorreu reação tricolor até o fim do primeiro tempo. O que havia, sim, eram esporádicas estocadas ao gol defendido pelo também veterano Emerson, que começou a carreira no próprio Grêmio.

Para o segundo tempo, Mano Menezes mexeu. Tinha deixado Anderson como opção para o decorrer da partida e colocou o jovem meia-atacante no lugar de Paulo Ramos. O que se viu na etapa complementar foi um Grêmio completamente diferente dos 45 minutos inciais. Não só pela entrada de Anderson, mas a equipe fez valer sua superior qualidade técnica. O tricolor mandou na partida e encurralou o Bahia.

E pressionou mais ainda depois de Allyson ter sido expulso por falta em Samuel, aos 11 minutos. O zagueiro do Bahia era o último homem da defesa antes do goleiro e o árbitro Djalma José Beltrami Teixeira cumpriu a regra: cartão vermelho. Mesmo com a força ofensiva, as tentativas de Marcel, Marcelo Costa, Samuel, Anderson e Pedro Júnior (que entrou no decorrer da etapa) pararam nas luvas de Emerson.

Antes disso, porém, o Grêmio teve um gol mal anulado. Depois de cobrança de escanteio aos 10 minutos, a bola sobrou na pequena área para Marcel, que mandou para dentro do gol. O auxiliar levantou seu instrumento de trabalho assinalando impedimento, mas não percebeu que a zaga dava plenas condições de jogo ao gremista.

O gol do empate veio mesmo aos 29 minutos, depois de tamanha insistência. Anderson tomou a bola na meia-direita e arrancou fazendo fila na direção da área. Quando não tinha mais o que fazer, rolou para Samuel, próximo à marca do pênalti. O atacante mandou um chute certeiro no canto de Emerson.

Depois do empate, o Grêmio seguiu na pressão por mais algum tempo, mas se satisfez com o empate. Já nos acréscimos, depois de uma cobrança de escanteio, por pouco Samuel não guardou mais um em uma pancada à queima-roupa. A bola desviou na defesa e, em seguida, o árbitro deu o apito final.

Com o empate fora de casa, o tricolor sobe para a quinta posição na tabela de classificação, com 26 pontos. A situação do Bahia segue a mesma. Permanece próximo dos times que serão rebaixados à Série C do Brasileirão. Agora ocupa a 16ª posição. O Grêmio volta a campo no próximo sábado, quando receberá no Olímpico o líder Santa Cruz, às 16h. Sandro Goiano, que recebeu o terceiro cartão amarelo, vai cumprir suspensão automática.

JULIANO SCHÜLER
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.