| hmin
Israel planeja retirar todos seus assentamentos na Faixa de Gaza e outros quatro na Cisjordânia, anunciou nesta segunda, dia 5, o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon.
– Há ainda alguns detalhes a serem concluídos, mas nossa intenção é deixar todos os assentamentos – disse Sharon à Rádio do Exército em referência aos 21 encraves na Faixa de Gaza.
Durante reunião semanal de governo realizada no domingo, Sharon entrou em atrito com ministros contrários a seu plano de retirada. Sharon planeja se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, no próximo dia 14, logo depois do feriado da Páscoa judaica, em busca de seu apoio à retirada.
Em Gaza, o ex-chefe de segurança palestino Mohammad Dahlan, visto como possível sucessor do presidente Yasser Arafat, disse que a situação poderia ficar caótica em Gaza se a Autoridade Palestina falhar na preparação da retirada israelense.
Os ministros da Habitação, Effie Eitam, e do Turismo, Benjamin Elon, criticaram duramente Sharon durante a reunião semanal do gabinete por levar o plano a Washington antes de apresentá-lo a seus ministros.
– Pedi ao primeiro-ministro para não ir a Washington imediatamente após o feriado – disse Eitam à rede de televisão local Canal 2.
Elon e Eitam, cujos partidos representam o lobby de assentamentos judeus, têm se pronunciado contra a retirada em recentes viagens ao exterior e Sharon respondeu a essas críticas no domingo.
– Quem se sente mal sobre isso pode se levantar e ir embora – teria dito Sharon aos ministros.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.