| hmin
O Conselho de Governo Iraquiano quer salvar o acordo sobre a Constituição interina até segunda, dia 8, após uma objeção de última hora ter bloqueado a aprovação do documento, atrapalhando os planos dos Estados Unidos de devolver o poder aos iraquianos até 30 de junho.
A Constituição, que havia sido aprovadao por unanimidade no começo da semana, deveria ter sido assinada na sexta, mas o boicote de cinco membros xiitas do conselho forçou o adiamento embaraçoso da cerimônia. Fontes do conselho afirmam que o ponto de discórdia foi uma cláusula que permite aos curdos vetar a Constituição definitiva se sentirem que ela não convém a seus interesses de autonomia.
A ordem de veto teria vindo do líder espiritual xiita aiatolá Ali al-Sistani, que não quer dar poder de veto às minorias e quer garantir aos xiitas poder político proporcional à sua maioria numérica – 60% da população.
Uma delegação de xiitas deveria visitar Sistani neste sábado, dia 6, para discutir o próximo passo.
Autoridades norte-americanas no Iraque e na Casa Branca minimizaram o adiamento e afirmaram que Washington ainda planeja fazer a transição de poder aos iraquianos até 30 de junho. Uma fonte curda próxima às negociações indicou que o adiamento deverá encorajar os curdos a realizar um referendo sobre sua autonomia no norte do Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.