| 21/02/2004 13h42min
O administrador civil dos Estados Unidos no Iraque, Paul Bremer, disse que não será possível realizar eleições no Iraque no período de um ano a 15 meses por "razões técnicas". A informação foi divulgada neste sábado, dia 21, pelo canal de televisão Al Arabiya com sede em Dubai.
– Estes problemas técnicos vão levar tempo para serem ajustados. Estimamos algo entre um ano e 15 meses. Há importantes problemas técnicos que impedem a realização de eleições. O Iraque não tem lei eleitoral, não tem uma comissão nacional para estabelecer uma lei para partidos políticos, não tem listas de eleitores e não realizou um censo confiável nos últmos 20 anos – disse Bremer em entrevista transmitida pela Al Arabiya.
O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, anunciou na quinta que não seria possível realizar eleições no Iraque antes de 30 de junho, quando os Estados Unidos vão entregar o poder a Bagdá. Para endossar a posição dos EUA, Annan disse que a data de 30 de junho que Washington fixou para uma transferência de soberania "deveria ser respeitada". A comunidade xiita do Iraque exige eleições no meio do ano.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.