Notícias

 | 14/02/2004 19h07min

Guga está na decisão do título de Viña del Mar

Brasileiro derrotou o atual campeão David Sanchez (ESP) neste sábado

O brasileiro Gustavo Kuerten é o primeiro finalista do Torneio de Viña del Mar (piso de saibro, premiação total de US$ 333 mil), no Chile. Neste sábado, dia 14, o cabeça-de-chave número 2 garantiu a vaga na final ao derrotar o espanhol David Sanchez, atual campeão do torneio, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (78/6) e 6/4.

Neste domingo, Guga decide o título da competição contra o vencedor da outra semifinal, que será disputada entre o também brasileiro Flávio Saretta e o chileno Fernando Gonzalez. A final ocorre na quadra central do Club Naval Las Salinas a partir das 22h (horário de Brasília).

Contra Sanchez, Guga já começou no ataque e com uma atuação impecável. Após quebrar o serviço do espanhol logo no primeiro game, Guga demonstrou muito mais solidez no fundo de quadra, com paciência para longas trocas de bolas até o erro de Sanchez e defendendo-se bem das deixadinhas e golpes fortes de direita que são a especialidade do adversário.

Mas foi só sair um pouquinho do jogo que Guga abriu a janela para Sanchez. Com uma bobeada no oitavo game, o catarinense cedeu um break point para o espanhol. Pressionado, Guga acabou cometendo uma dupla falta e permitindo que Sanchez igualasse a parcial, que foi para a decisão no tiebreak. O desempate começou com Guga obtendo um minibreak de cara, que Sanchez devolveu em dobro nos dois pontos seguintes. Apesar da irregularidade de ambos em quadra, o espanhol conseguiu dois set points que Guga defendeu com maestria para, em seguida, fechar na primeira chance a seu favor em 7/6 (8/6).

No segundo set, as quebras de serviço não vieram para nenhum dos lados. Enquanto o espanhol fechava com facilidade seus games de serviço – chegou a vencer três deles seguidos em zero –, Guga sofria para vencer mesmo com o saque na mão. Ao mesmo tempo que cometia erros bobos, o brasileiro não se desconcentrava e corria atrás do placar com jogadas espetaculares. Típica de quadras rápidas, a jogada de saque-e-voleio foi adaptada à lentidão do saibro por Guga à perfeição, sem chances para Sanchez.

No nono game da parcial, com o espanhol sacando em 4/5, Guga finalmente conseguiu marcar pontos no saque do adversário. Ao colocar um pouco de pressão sobre o cansado Sanchez, Guga obteve o primeiro match point e não deixou por menos, fechando o set em 6/4 e selando a vaga à decisão no Chile.

Esta é a 28ª vez na carreira que o catarinense chega à final de um torneio do circuito mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), pelo qual já conquistou 19 títulos – incluindo um no próprio torneio chileno, em 2000, quando ainda era disputado em Santiago. Na ocasião, Guga também levou o troféu da chave de duplas, atuando ao lado do paranaense Antonio Prieto.


Notícias Relacionadas

13/02/2004 23h28min
Rumo a uma final brasileira no Torneio de Viña del Mar
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.