| hmin
Opositores armados do presidente do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, tomaram o poder nesta sexta, dia 6, da quarta cidade mais importante do país e disseram que só devolvem o controle se Aristide renunciar. O porta-voz do governo, Mario Dupuy, declarou que as autoridades tentavam restabelecer a ordem em Gonaives, cidade no norte do país, onde ex-membros do "Exército Canibal", que uma vez foi favorável a Aristide, atacaram na quinta-feira uma delegacia de polícia.
Pelo menos cinco pessoas que passavam pelo local morreram no tiroteio, de acordo com relatos de uma emissora e rádio. As autoridades da Polícia Nacional de Haiti fugiram do local.
– Como governadores autoproclamados de Gonaives, nós (...) apresentamos um ultimato ao presidente Aristide para que abandone o país – disse Wynter Etienne, porta-voz do grupo chamado Resistência Artibonite, à rádio Metropole.
Aristide, um ex-sacerdote católico que cumpre seu segundo mandato presidencial, tem sofrido forte pressão para que apresente sua renúncia à Presidência do Haiti. Grupos de oposição o acusam de corrupção e de violação dos direitos humanos.
Aristide foi derrotado por um golpe militar durante seu primeiro mandato, mas os Estados Unidos o reinstalaram no poder depois de uma invasão. O segundo mandato termina em 2006, mas ele já disse que não renunciará.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.