Notícias

 | 29/01/2004 13h20min

Diretor-geral da BBC deixa o cargo

O diretor-geral da rede pública de televisão inglesa BBC, Greg Dyke, renunciou ao cargo nesta quinta, dia 29, um dia após a divulgação do resultado de inquérito sobre as circunstâncias da morte do cientista David Kelly. O parecer, elaborado pelo juiz Brian Hutton, apontou para falhas da emissora na apuração de fatos e utilização de informações fornecidas por Kelly sobre a guerra do Iraque, que suicidou-se logo após veiculação de matéria em que foi fonte.

O juiz Brian Hutton disse que a emissora mentiu em uma reportagem que acusava o governo do premier Tony Blair de manipular dados num dossiê sobre armas de destruição em massa do Iraque. Hutton investigava a morte de David Kelly, um especialista em armas do Iraque que se matou em julho do ano passado. Kelly cortou os pulsos depois de ser identificado como fonte de uma reportagem de Andrew Gilligan, da BBC. O juiz afirmou que nenhuma fonte do governo – nem mesmo Kelly – afirmou ao repórter que o governo havia mentido no dossiê.

O presidente da BBC, Gavyn Davies, renunciou na quarta, dia 28, logo após a divulgação do parecer, e outros diretores podem abrir mão de seus cargos em função do escândalo. Em jogo está não só a reputação de jornalismo investigativo de excelência da BBC, mas também sua história de independência em relação ao governo – apesar de ser uma empresa pública. A emissora corre o risco de cair sob a supervisão da reguladora de comunicações Ofcom. O estatuto da BBC expira em 2006 e está sendo atualmente estudado pelo Parlamento.

Com informações da Globo Online.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.