Notícias

 | 21/01/2004 01h31min

Guga quebra tabu e avança no Aberto da Austrália

Brasileiro derrotou o croata Ivan Ljubicic e está na terceira rodada

O brasileiro Gustavo Kuerten quebrou um dos mais resistentes tabus de sua carreira na madrugada desta quarta, dia 21. Cabeça-de-chave número 19, Guga avançou pela primeira vez à terceira rodada do Aberto da Austrália na oitava edição que disputa do primeiro Grand Slam da temporada.

Em partida válida pela segunda rodada na Vodafone Arena, a segunda mais importante do complexo do Melbourne Park, o catarinense derrotou o croata Ivan Ljubicic por 3 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7 (5/7), 6/4 e 6/3.

Agora, Guga disputa uma vaga nas oitavas-de-final do torneio contra o vencedor do confronto entre o francês Jerome Golmard e o tailandês Paradorn Srichaphan (13º pré-classificado). O próximo jogo do brasileiro deve ocorrer apenas na sexta-feira pelo fuso australiano – 13 horas à frente de Brasília.

Mais solto em quadra do que no jogo de estréia, contra o holandês John van Lottum, Guga teve as duas primeiras chances de quebra sobre Ljubicic logo no terceiro game – mas não aproveitou nenhuma delas. Já o croata não desperdiçou a primeira oportunidade que teve, na sexta parcial, e sacou em seguida para abrir 5/2. Em uma reação espetacular, Guga passou a ir para cima de Ljubicic, com golpes profundos e as perfeitas paralelas de esquerda que são sua marca registrada. Com mais duas quebras de serviço, o catarinense fechou o set em 7/5.

Guga veio com tudo no segundo set – ou pelo menos parecia assim. O brasileiro venceu no saque do croata no terceiro game, mas no seguinte permitiu que Ljubicic devolvesse a quebra. No 11º game, Guga voltou a estar na frente no placar e sacava em 6/5 para vencer a série quando perdeu a concentração. Cometendo muitos erros, permitiu que o croata levasse a decisão para o tiebreak. Uma bola longa demais de Guga deu a Ljubicic o único minibreak do game de desempate, vencido pelo croata por 7/5.

As coisas melhoraram quando Ljubicic passou a cometer mais erros não-forçados do que o brasileiro. Guga passou a abusar das trocas de bolas mais longas, provocando as falhas do adversário especialmente com slices baixos. Uma quebra no segundo game deu ao catarinense a vantagem que persistiu até o nono, quando Ljubicic fez 4/5. No game seguinte, Guga voltou a vencer no saque do croata para fazer 6/4 e 2 sets a 1 no jogo.

O quarto set repetiu o início do primeiro, com Guga conseguindo abrir vantagem de 3/0 logo de cara. Tentando esfriar o jogo do brasileiro, Ljubicic chegou a solicitar atendimento ao fisioterapeuta da partida – apenas para ter seu saque quebrado novamente no game seguinte. O croata ainda devolveu um dos serviços quebrados no quinto game, mas não foi o suficiente. Guga apenas administrou a vantagem, se aproveitando dos erros de Ljubicic para vencer o jogo em 6/3 no quarto set.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.