| 19/01/2004 02h07min
O brasileiro Gustavo Kuerten estreou com vitória no Aberto da Austrália, o primeiro torneio da temporada válido pelo Grand Slam. Na madrugada desta segunda, dia 19 (horário de Brasília), Guga passou pelo holandês John van Lottum de virada por 3 sets a 2, com parciais de 5/7, 6/0, 6/1, 2/6 e 8/6. A partida foi a segunda da programação do dia na Vodafone Arena, no complexo de quadras rápidas do Melbourne Park.
Cabeça-de-chave número 19, o catarinense vai enfrentar na segunda rodada o croata Ivan Ljubicic. Na estréia, também nesta segunda, Ljubicic venceu o russo Dmitry Tursunov por 7/6 (7/2), 6/4, 5/7 e 6/2. A partida de Guga contra o croata deve ocorrer apenas na quarta ou quinta-feira.
Ambos os tenistas alternaram bons e maus momentos em quadra de maneira rápida e surpreendente. No primeiro set, Van Lottum quebrou o saque de Guga no terceiro game, teve a quebra devolvida na parcial seguinte e voltou a vencer no saque do brasileiro no quinto. Guga ainda devolveu novamente o placar no oitavo game, mas o holandês conseguiu outra quebra no 11º, sacando em seguida para fechar em 7/5 um set em que Guga errou muito.
No set seguinte, Guga parecia ter outro adversário em quadra. Após uma série de erros bisonhos, incluindo dois smashes facílimos que pararam na rede do deu próprio lado da quadra, John van Lottum saiu do jogo de tal maneira que perdeu 11 games seguidos. Guga fechou o segundo set em 6/0 e chegou a abrir 5/0 no terceiro. O holandês confirmou uma vez seu serviço e o brasileiro fez o dele para vencer o set em 6/1 e virara o placar em 2 a 1 a seu favor.
Já no quarto set quem tinha outro adversário em quadra era Van Lottum. O holandês foi para cima de Guga com tudo até conseguir a primeira quebra de serviço no sexto game, fazendo 5/2 na parcial seguinte e voltando a vencer no saque do brasileiro. O holandês venceu a série por 6/2 e levou a partida para o quinto e decisivo set.
Justamente quando Guga tinha um duplo break point no quinto game, Van Lottum caiu em quadra sentindo fortes cãibras. O fisioterapeuta do jogo demorou a chegar à quadra, e o atendimento acabou levando quase 10 minutos. Na volta, Guga conseguiu a quebra e abriu 4/2 no game seguinte, com o holandês mal e mal se movendo e apenas colocando a bola em jogo com seu serviço.
Mesmo assim, uma situação das mais inusitadas ocorreu: Guga não apenas não conseguia fechar a partida como ainda teve duas vezes seu saque quebrado por um Van Lottum cambaleante e sem condições de devolver um serviço aberto, por exemplo. Após muito sofrimento para a torcida brasileira, barulhenta como sempre na Vodafone Arena, Guga finalmente fechou o set em 8/6 e o jogo em 3h15min de disputa.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.