| hmin
Um homem-bomba detonou um carro carregado com meia tonelada de explosivos na frente do quartel-general dos Estados Unidos em Bagdá na manhã deste domingo, dia 18, matando pelo menos 20 pessoas e ferindo cerca de 60, que esperavam na fila para entrar na base.
A bomba explodiu na frente da principal entrada para a "Zona Verde", o antigo complexo do Palácio Republicano de Saddam Hussein em Bagdá, que agora abriga a central de segurança militar e civil da administração liderada pelos EUA.
O coronel Ralph Baker, porta-voz dos militares dos EUA, disse que uma picape com mais de 450 quilos de explosivos foi detonada na frente do portão, chamado pelos norte-americanos de "Portão dos Assassinos".
O porta-voz do Exército dos EUA, o capitão Jason Beck, disse que pelo menos 20 mortos e 29 feridos foram levados a um hospital norte-americano. Dois dos mortos são funcionários do Departamento de Defesa dos EUA. Entre os feridos há seis norte-americanos – três soldados e três civis.
Domingo é dia de trabalho no Iraque e a bomba explodiu pouco depois das 8h (3h em Brasília), quando muitas pessoas estavam indo para o trabalho. A maioria dos mortos era de empregados que esperavam para entrar na Zona Verde. O número de soldados dos EUA mortos no Iraque desde a invasão, no ano passado, já chegou a 500.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.