| hmin
Um helicóptero Apache norte-americano caiu perto da cidade de Habbaniya, a 80 quilômetros a oeste da capital Bagdá, nesta terça, dia 13. Os dois tripulantes sobreviveram à queda, mas não há informações sobre ferimentos. Segundo as Forças Armadas dos Estados Unidos, o aparelho pode ter sido atingido por guerrilheiros.
– Segundo nossas informações iniciais, há a possibilidade de que o helicóptero tenha sido derrubado por fogo inimigo, ou de que ele ao menos tenha sido atingido por disparos realizados pelo inimigo – afirmou o porta-voz após a queda do aparelho.
Habbaniya e a cidade próxima de Falluja estão dentro do famoso "Triângulo Sunita", uma região ao norte e a oeste de Bagdá na qual se concentra a resistência à ocupação norte-americana. Nesse local, há ataques quase diários contra a coalizão comandada pelos EUA.
Este foi o terceiro incidente do tipo ocorrido na região em menos de duas semanas. Um helicóptero Black Hawk caiu perto de Falluja na semana passada, matando todos os nove soldados a bordo. Segundo um porta-voz das Forças Armadas, investigações preliminares indicaram que o aparelho havia sido abatido por fogo inimigo.
Um helicóptero de observação OH-58 Kiowa também caiu após ter sido atingido por disparos no dia 2 de janeiro, próximo de Falluja, matando um piloto e ferindo um outro. Em novembro, 17 soldados norte-americanos foram mortos quando dois Black Hawks colidiram perto da cidade de Mosul (Norte) em meio a um ataque inimigo.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.