Notícias

 | 13/01/2004 09h27min

Cúpula das Américas destaca políticas para redução da pobreza

Declaração de Nuevo Leon será assinada nesta terça

Os 34 chefes de Estado e de governo latino-americanos assinam no México no início da tarde desta terça (horário local), dia 13, a Declaração de Nuevo Leon. O documento possui 59 parágrafos e menciona, em sua maioria, questões para a redução da pobreza, desenvolvimento social e reforma financeira internacional.

Durante a manhã o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará discurso em favor do desenvolvimento social durante a primeira sessão de trabalho do encontro, aberto nesta segunda pelo anfitrião Vicente Fox, que pediu aos colegas para assumirem pactos contra a corrupção e reconhecerem a democracia como único sistema nas Américas. Em encontro reservado com o presidente americano George W. Bush, o mexicano Vicente Fox também propôs a regularização dos mexicanos que vivem nos Estados Unidos.

A necessidade de redução da pobreza e de promoção do desenvolvimento social foi o tema da maioria dos discursos dos chefes de governo na abertura da Cúpula. Atualmente cerca de 22 milhões de latino-americanos vivem na miséria. Os assuntos discutidos entre os participantes do encontro serão incluídos na agenda das próximas cúpulas. A Área de Livre Comércio das Américas (Alca), mencionada apenas pelo presidente norte-americano, não estará no documento.
 
Com informações da Agência Brasil.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.