Notícias

 |  hmin

Novo chefe da Otan diz que aliança poderá atuar no Iraque

Holandês Jaap de Hoop Scheffer assumiu nesta segunda

O novo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jaap de Hoop Scheffer, de 55 anos, assumiu o cargo nesta segunda, dia 5, dizendo que a organização poderá participar da reconstrução do Iraque no futuro, mas deve se concentrar primeiro em sua missão no Afeganistão.

– O foco neste momento deve ser o Afeganistão – afirmou Scheffer ao chegar na sede da organização em Bruxelas para a cerimônia de posse.

– O Iraque estará na nossa agenda em algum momento, mas vamos fazer as coisas passo a passo – acrescentou.

Scheffer foi ministro das Relações Exteriores da Holanda e assume o cargo no lugar do inglês George Robertson.

A aliança enfrentou longos debates sobre seu papel no Afeganistão depois da guerra liderada pelos EUA para derrubar do poder o regime do Talibã, em 2001. Com a guerra no Iraque, a Otan voltou a discutir sua participação na reconstrução de um país além da Europa e da América do Norte. Atualmente, a aliança auxilia as tropas da Polônia (país-membro) no Iraque.

Fundada em 1949 para conter a ameaça da ex-União Soviética e seus aliados militares no leste europeu, a Otan terá sete novos membros em alguns meses.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.