| hmin
O ex-presidente do Iraque Saddam Hussein deu aos Estados Unidos informações sobre armas escondidas e uma quantia de até US$ 40 bilhões que confiscou quando comandava o país. A informação foi divulgada por Iyad Allawi, membro do Conselho de Governo Iraquiano, à edição desta segunda, dia 29, do jornal Asharq al-Awsat, com sede em Londres.
– Saddam disse o nome das pessoas a quem pediu para guardar o dinheiro e disse o nome daqueles que têm informações sobre equipamentos e depósitos de armas. O Conselho de Governo busca US$ 40 bilhões em fundos confiscados por Saddam quando ele estava no poder e que foram depositados na Suíça, Japão, Alemanha e outros países, com o nome de empresas fictícias – contou Allawi.
De acordo com ele, os interrogadores concentram-se agora em saber se Saddam – preso por forças dos EUA este mês e mantido em um local não-divulgado – tinha ligação com grupos militantes.
Ainda não está claro se Saddam estaria por trás dos ataques que mataram pelo menos 211 soldados norte-americanos desde que os EUA declararam encerrados os principais combates no Iraque, em 1º de maio. A captura de Saddam não encerrou os ataques no país, os quais autoridades dos EUA acreditam envolver guerrilhas militantes não-iraquianas e combatentes leais a Saddam.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.