Notícias

 |  hmin

Casa Branca descarta fim de ataques de guerrilha após captura de Saddam

Autoridades norte-americanas acreditam na diminuição do medo no Iraque

Em uma grande vitória para o presidente norte-americano, George W. Bush, e sua campanha militar no Iraque, autoridades da Casa Branca informaram neste domingo que a captura de Saddam Hussein deve ajudar a acabar com o medo que paira sobre o país abalado pela guerra, mas provavelmente não encerrará os ataques contra forças dos Estados Unidos. O presidente vai se pronunciar sobre o assunto ainda neste domingo, dia 14. 

– A mensagem ao povo iraquiano é que a nuvem de medo sobre o Iraque está começando a se dispersar – afirmou um representante-sênior da Casa Branca. – Infelizmente, há pessoas no Iraque que não têm futuro por serem leais a Saddam. Acreditamos que eles continuarão a lutar até a morte.

Bush cancelou uma visita à igreja neste domingo, mas seus assessores atribuíram a decisão à nevasca que assolou a cidade e não à notícia sobre Saddam. O presidente dos EUA, que descansava em Camp David, retornou à Casa Branca durante à noite. A conselheira de Segurança Nacional, Condoleezza Rice, confirmou ao presidente as informações sobre Saddam às 5h (8h de Brasília).

A captura de Saddam representa uma grande vitória para o presidente, que busca a reeleição no ano que vem. A força de invasão do Iraque não conseguiu encontrar armas de destruição em massa, principal argumento usado por Bush para declarar a guerra contra o país. O fato desencadeou uma enorme insurreição de guerrilhas.

Apesar de satisfeitas, autoridades da Casa Branca tentaram diminuir o entusiasmo ao colocarem em tom de dúvida o possível fim desses ataques de guerrilha no país.

A agressão contra as forças norte-americanas aumentou nos meses após a morte dos filhos de Saddam, Uday e Qusay, em julho. Mais de 300 soldados norte-americanos foram mortos em ações desde a invasão ao Iraque em março para depor o líder iraquiano. A grande maioria, cerca de 200, foi morta em ataques de guerrilhas após o fim oficial dos principais combates em 1º de maio.

Segundo autoridades norte-americanas, a rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden, é uma das responsáveis pelos ataques.

Com informações da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.