| hmin
A França declarou neste domingo, dia 28, que os Estados Unidos poderiam obter uma nova resolução para o Iraque através do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), mas destacou que essa resolução precisaria transferir a soberania aos iraquianos para melhorar as condições no país.
O ministro das Relações Exteriores Dominique de Villepin afimou à rádio francesa Europe1 em uma entrevista que o governo françês quer que os EUA façam a transferência do comando do país aos iraquianos dentro de um curto período, de entre seis e nove meses.
– O que queremos ver é uma resolução que habilitará a comunidade internacional a reconstruir o Iraque – disse.
A França, membro permanente do Conselho de Segurança, descartou o uso de veto para a eventual resolução, que o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, espera colocar na mesa dentro de dois dias. Villepin negou-se a dizer se a França vai apoiar a resolução ou se abster de votar.
Powell, num gesto visando críticos como a França, esboçou na sexta, dia 26, um cronograma para que o Iraque retome o governo, dizendo que gostaria de ver os iraquianos produzindo uma Constituição dentro de seis meses.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.