| 23/09/2003 08h59min
Fuzileiros navais dos Estados Unidos entregaram nesta terça, dia 23, a uma força da Espanha o controle sobre a cidade sagrada de Najaf, cidade na qual ocorreu o atentado a bomba mais violento durante o pós-guerra iraquiano, com mais de 80 pessoas mortas.
Em uma cerimônia realizada à luz do dia na periferia de Najaf, o brigadeiro-general John Kelly, do corpo de fuzileiros navais, entregou o controle da cidade para o brigadeiro-general Alfredo Cardona, do Exército espanhol.
A transferência de poder deveria ter sido realizada semanas atrás, mas acabou adiada devido às tensões geradas na cidade após a explosão do carro-bomba e devido ao fato de soldados latino-americanos inseridos nas forças espanholas não terem recebido os equipamentos prometidos pelos EUA. A força de mil homens conta com soldados espanhóis, hondurenhos e salvadorenhos e é parte de uma divisão liderada pela Polônia.
O ataque de 29 de agosto, realizado do lado de fora da mesquita Ali Imam, um dos locais mais sagrados para os muçulmanos xiitas, acabou entrando para a história como um símbolo veemente da instabilidade no pós-guerra do país árabe. Até então a região de Najaf mostrava-se relativamente calma. A área, como o Iraque todo, possui uma população majoritariamente xiita, que se sentia reprimida sob o regime de Saddam, membro da minoria sunita do país.
Com informações da agência Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.