| 20/09/2003 12h16min
Homens armados feriram a tiros neste sábado, dia 20, uma das três mulheres do Conselho de Administração do Iraque, indicado pelos Estados Unidos, o último de uma série de ataques contra iraquianos que cooperam com as forças de ocupação do país. Os atacantes dispararam contra um carro que transportava Akila al-Hashemi, uma muçulmana xiita e diplomata de carreira. Ela foi atingida no abdômen e três de seus guarda-costas também ficaram feridos, um deles gravemente, disseram funcionários do hospital Yarmuk, de Bagdá.
– Este ataque sem sentido não foi apenas contra a pessoa de Akila al-Hashemi. Foi um ataque contra o povo do Iraque e contra as metas comuns que compartilhamos para o estabelecimento de um governo inteiramente democrático – disse o governador do Iraque, o norte-americano Paul Bremer.
Alguns iraquianos censuram os 25 membros do Conselho de Administração por cooperarem com a administração liderada pelos Estados Unidos do país, desde a guerra que depôs Saddam Hussein. Hashemi deveria viajar para Nova York como integrante da delegação iraquiana que iria à reunião da Assembléia Geral das Nações Unidas, na próxima semana.
Os homens atacaram perto da casa dela, no oeste de Bagdá. Seu carro derrapou para fora da estrada e bateu, disseram testemunhas. A polícia iraquiana isolou o local e autoridades do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, também estavam na cena. Buracos de bala em uma árvore, manchas de sangue no acostamento e danos em uma garagem e em um muro de jardim eram visíveis no local. Firas Ismail, segurança de uma escola nas proximidades, disse ter escutado os tiros e corrido para o local.
– Eu comecei a atirar contra os homens. Enquanto estava atirando, eles viraram o carro deles e fugiram. Nós tiramos a doutora Akila do carro e a mandamos para o hospital Yarmuk. Ela estava consciente. Ela tinha um ferimento no seu estômago. Eu não acho que era muito perigoso – disse.
Um policial no hospital disse que vários homens armados em um carro lançaram o ataque e que dois suspeitos haviam sido presos depois do incidente.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.